sábado, 17 de dezembro de 2011

Coisas que você deve fazer antes de cair na estrada

Se os seus planos para as férias incluem algumas horas ao volante antes de chegar ao destino, aqui estão algumas coisas que você deve fazer antes de partir para garantir a chegada de modo rápido e seguro.
Seja uma viagem curta ou uma aventura através do país, você precisa estar pronto para a viagem e precisa ter seu carro pronto, também. Aqui estão algumas dicas:
Faça as manutenções que você vem adiando.
Se há algo mais importante que você estava adiando e você sabe que há algo funcionando no limite, é hora de cuidar deles. A última coisa que você precisa é uma falha crítica no meio da estrada, especialmente se fora algo que poderia ter sido facilmente reparado em uma checagem antes da viagem. Esperar por socorro sob o sol ardente não parece um jeito legal de curtir as férias.
Verifique a calibragem dos pneus.
Pneus sem pressão suficiente podem gastar muito combustível. Você deve ter um daqueles calibradores-caneta no carro. Se não tiver, é uma boa hora para comprar um. Eles funcionam bem, são baratos e você não fica refém dos calibradores desajustados dos postos de combustível. Qualquer compressor dá um jeito.
Faça a troca do óleo. É bem provável que você tenha que fazê-la de qualquer modo, então por que esperar? Você precisa do motor em sua melhor forma possível para uma viagem londa e um pouco de óleo fresco vai ajudá-lo a trabalhar melhor. Se você acabou de fazer uma troca, não vá trocar de novo, mas se a troca está na lista de coisas por fazer, não deixe essa para depois.
Photo by Robert Couse-Baker.
Baixe os mapas com antecedência. Se você usa um GPS automotivo ou vai a uma área que não tem sinal de internet celular, é uma boa pedida baixar os mapas que você precisa. Verifique as atualizações dos mapas do GPS no site do fabricante. Procure também listas atualizadas de pontos de interesse (especialmente os novos radares das rodovias paulistas). Se você tem um iPhone, iPad ou smartphone com sistema Android, o Google Maps permite que você guarde mapas offline para usar quando não houver conexão de dados.
Complete o tanque onde for barato (e confiável). Você já deve estar acostumado a isso, mas fica a dica. Não faz sentido mudar o trajeto para pagar menos pelo combustível, mas se você puder encher o tanque em um posto mais barato pelo caminho, faça isso. Se você tem dúvidas quanto à qualidade do combustível, lembre-se de procurar informações na internet, em sites como o da Secretaria da Fazenda de São Paulo, que divulga a lista de postos autuados por irregularidades no combustível, ou o GuiaPostos. E nem pense em deixar a cidade sem estar com o tanque cheio.
Carregue as baterias extra ou traga carregadores para carro. Você não vai gostar de ficar no meio do caminho sem bateria no GPS ou no celular. Arrume alguns carregadores ou baterias reserva.
Certifique-se que seu kit de emergência está completo. É bom ter um cabo de recarga de bateria (“chupeta”), uma lata de spray reparador de pneus furados, capas de chuva, uma toalha, papel higiênico, esparadrapo, gaze e ataduras, água, fusíveis reserva, fita isolante e uma lanterna.
Planeje seu trajeto. Tire alguns minutos para certificar que você não vai pegar uma rodovia em obras, trechos muito longos sem postos de combustível e restaurantes e esse tipo de inconveniente. Consulte a previsão do tempo, também. Não seja pego de surpresa.
Tem experiência em longas viagens? Então aproveite e compartilhe dicas e experiências conosco nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário